Imagens vegetarianas

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sangue

Sangue: vermelho, líquido, essencial e todo igual?

Bem, acho que por esta altura já todos sabemos que quase tudo acima é correcto, menos a última parte. De facto, quando analisado ao microscópio, as diferenças entre os vários tipos de sangue vêm à superfície. Foi baseado nessas pequenas diferenças que o austríaco Karl Landsteiner concebeu o sistema de classificação ABO.

Ponto de partida: Todos temos um tipo de sangue, e este é “escolhido” muito antes de nascermos, através da herança genética deixada pelos nossos progenitores.


No sistema ABO é possível distinguir quatro tipos de grupos sanguíneos (A, B, AB e O), cuja classificação se baseia essencialmente nos tipos de aglutinogénios presentes nas hemácias.
No plasma existem aglutininas compatíveis com os aglutinogénios das hemácias. Por exemplo, quando o aglutinogénio A está presente nas hemácias, não pode existir no plasma a aglutinina anti-A, porque desencadear-se-ia uma reacção de aglutinação nas hemácias. Da mesma forma, hemácias com o aglutinogénio B reagirão com aglutininas anti-B. Estas descobertas levaram à formulação da "Lei de Landsteiner", segundo a qual no plasma de pessoas do grupo A, estão presentes aglutininas anti-B; no plasma de indivíduos do grupo B existem aglutininas anti-A; os indivíduos do grupo AB não possuem nenhumas das aglutininas e os indivíduos do grupo O possuem os dois tipos de aglutininas


Sem comentários: